Nosso trabalho

O nosso trabalho

Centros de acolhimento para crianças e adolescentes

Oferecemos uma educação integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, estimulando a corresponsabilidade da família e oferecendo, de acordo com a particularidade de cada Centro, serviços de educação, saúde, alimentação, protecção, apoio psicossocial, actividades de fortalecimento económico e apoio à habitação.

Em Pemba, temos quatro Centros de Acolhimento:

Em Talita Kum, defendemos os direitos das raparigas. É um centro de formação e acompanhamento para meninas adolescentes em risco social.

No Centro “Jovens de Esperança” acompanhamos a educação dos jovens e promovemos um estilo de vida responsável, solidário e comprometido com o bem comum e a convivência harmoniosa entre as diferentes culturas e religiões.

“Okhaviherana” significa “ajuda mútua” ou “solidariedade”. Indica o compromisso a trabalhar junt@s – famílias e educador@s, comunidade do bairro e centro- para a educação das crianças e o crescimento responsável da sociedade.

Lepra

A Fundação “Sementes de Esperança” é membro fundador da ALEMO, uma associação moçambicana de pessoas afectadas pela lepra que tem 73 núcleos em toda a Província de Cabo Delgado e um número total de cerca de 1800 membros.

Promovemos a dignidade, a cura, a autonomia e a inclusão social dos doentes de lepra, para que eles mesmos se tornem autores da luta contra essa doença e se apoiem mutuamente.

Programas na comunidade

Os nossos programas na comunidade têm o objectivo de proteger as crianças em situação de exclusão social, respondendo às suas necessidades específicas e acompanhando as famílias com actividades de formação e conscientização. Desejamos, deste modo, contribuir para a transformação da comunidade e cultivar valores humanos que favoreçam a integração da criança e o seu bem-estar psicossocial.

Apoio nos estudos

Promovemos o acesso à escola e prevenimos a desistência escolar por parte das crianças e adolescentes em risco de exclusão devido a factores económicos ou sociais.

Apoiamos nos estudos as crianças da Escola Primária e Secundária na cidade de Pemba e em algumas aldeias, e oferecemos bolsas de estudos universitárias para jovens em risco de exclusão social.

Protecção do menor

Oferecemos apoio psicossocial, educação preventiva, acompanhamento e assistência aos menores que precisam de protecção social e legal e trabalhamos na comunidade para divulgar os seus direitos.

Ambiente

A Fundação “Sementes de Esperança” promove a educação ambiental, a ecologia integral e os valores que educam as crianças e os jovens a respeitar a natureza, cultivando a dimensão espiritual da harmonia com o meio ambiente.

(Projecto ainda em andamento)

Acolhida

A acolhida é um dos valores que promovemos como oportunidade de compartilhar e valorizar cada pessoa com os seus recursos humanos e espirituais.

Além dos Centros de Acolhimento para crianças em situação de grave vulnerabilidade, temos em Pemba uma Casa para a acolhida de jovens estudantes órfãos e em dificuldade e uma Casa para a acolhida de voluntários.