Talita Kum

Centro "TALITA KUM"

É um Centro Aberto de Acolhimento para a educação, o apoio psicossocial e a promoção de meninas de 11 a 17 anos de idade, que oferece formação e protecção social para cerca de 80 adolescentes órfãs, vulneráveis ​​e em risco exclusão social, oferecendo várias oportunidades educativas, de formação humana e profissional e apoiando-as na frequência escolar.
Com este Centro, queremos contribuir para que a sociedade local respeite e valorize a dignidade das meninas e das mulheres e combater, através da educação e a promoção dos valores femininos, os casamentos forçados das menores, o abuso, a violência e a exploração das adolescentes.

ACTIVIDADES

    • Promoção do acesso à escola
    • Actividades didácticas complementares à escola
    • Formação humana
    • Actividades lúdicas, desportivas, artísticas e artesanais
    • Formação profissional em costura á máquina, olaria e informática
    • Apoio psicossocial e protecção em situações de risco, grave negligência por parte da família, exploração, abuso e casamento forçado da menor.
    • Sensibilização comunitária e formação das famílias sobre os direitos das menores e divulgação dos instrumentos de protecção legal.

Como colaborar ...

TalitaKum_R

As meninas em Moçambique são particularmente vulneráveis e são vítimas de diferentes tipos de violência, discriminação e tratamento desigual. A maioria das meninas entre 12 e 18 anos sofre violência, abuso, casamento prematuro e gravidez precoce. Isso as obriga a abandonar a escola e as expõe a um alto risco de infecção por SIDA.

O Centro “Talita Kum” presta apoio socioeducativo às adolescentes vulneráveis e em contextos sociais e culturais com mais exclusão, promovendo a educação e a formação profissional.

 Com o Centro “Talita kum” você está sonhando connosco …

Uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, na qual as mulheres são respeitadas em seus direitos e valorizadas para que, com oportunidades iguais, possam construir as suas vidas com dignidade e colaborar activamente na construção de um mundo melhor.

 Com a sua solidariedade com o Centro Talita Kum, você pode ajudar…

As meninas de Pemba a desenvolver o seu potencial através de uma educação de qualidade que as ajude a crescer com dignidade e a construir as suas vidas, potenciando os valores humanos e femininos que possuem.